9 de abr de 2013

Da Bíblia para a Mulher - Êxodo 21

Bom dia flor do dia! : )

Desculpem minha ausência!
Não estava me sentindo bem e acabei tirando "férias forçadas"!
Mas hoje já estou ótima, graças a Deus! : )

E então, o que você achou da nossa série "A Lei para a Mulher"?
Aprendeu bastante coisa?
Eu aprendi muito! Vi o quanto nosso Deus é justo e correto, e que esses mandamentos que Ele nos dá são para nosso bem! : )
E você? Me conta o que você aprendeu!!!

E vamos ao texto de hoje?
Você encontra Êxodo 21 AQUI!

E hoje vamos ver mais leis!
Mas agora é um tipo diferente.
Vamos pensar assim: O povo estava saindo de uma vida de escravos, vivendo em um deserto.
A Lei moral de Deus (os 10 mandamentos que já vimos) não englobavam alguns detalhes que eles viviam naquela época, como a escravidão entre eles, por exemplo:

"Se você comprar um escravo hebreu, ele o servirá por seis anos. Mas no sétimo ano será liberto, sem precisar pagar nada.
Se chegou solteiro, solteiro receberá liberdade; mas se chegou casado, sua mulher irá com ele.
Êxodo 21:2-3


Não era a vontade de Deus que os homens fossem escravos, mas isso nos traz uma lição preciosa:
Além de nos amar como somos Deus nos molda gradativamente, Ele vai reconstruindo nosso caráter e nos tornando pessoas melhores a cada amanhecer! : )

Ahh!! Olha que interessante a real função do brinco:

"Se, porém, o escravo declarar: ‘Eu amo o meu senhor, a minha mulher e os meus filhos, e não quero sair livre’, o seu senhor o levará perante os juízes. Terá que levá-lo à porta ou à lateral da porta e furar a sua orelha. Assim, ele será seu escravo por toda a vida.
Êxodo 21:5-6


Ele serve para marcar o senhorio sobre o escravo. E aqui não tem nenhuma escrava, né? ; )

Outro detalhe muito importante é que as pessoas não entendem a morte no antigo testamento e relacioná-la com o mandamento "não matarás".
Seguinte amiga!
A Lei é a VONTADE DE DEUS.
Se cumprimos a Lei estamos fazendo a vontade de Deus, então a esse mandamento se aplica o seguinte:

Deus não quer que matemos os outros, mas se alguém cometer alguns dos pecados que levava a condenação a morte ("Quem ferir um homem, vindo a matá-lo, terá que ser executado.
Todavia, se não o fez intencionalmente, mas Deus o permitiu, designei um lugar para onde poderá fugir.
Êxodo 21:12-13)
então o mesmo era executado de acordo com a Lei, isto é, a vontade de Deus.

Essas são leis especiais para aquele povo saindo da escravidão do Egito, depois de 400 anos de servidão.
Se não fosse tão forte e duro eles com certeza morreriam antes da metade do caminho!

Conclusão do Dia:
A mulher virtuosa nunca se esquece o quão santo e justo é o nosso Deus.

LEMBRETE:
- Se você tem algum assunto que te intrigue ou incomode, poste nos comentários que logo sua pergunta será respondida no "Pergunte a Bíblia"! 
- Entre no nosso face! Lá coloco textos interessantes, versos bíblicos inspiradores e muito mais! Espero vocês por lá! É só dar um "Like" aí do lado! :)

2 comentários:

  1. Estou amando ver seu trabalho e empenho, Bonita! Que vc continue sendo um instrumento lindo nas mãos de Jesus! Quero participação sua no Bonita Adventista! bjus

    ResponderExcluir
  2. Brigada pelo pelo carinho, Manu!

    Oro para que esse blog cresça, me ajude a crescer e leve mais e mais mulheres (e homens também!) a conhecer o amor do nosso Criador e refletir sobre o que Ele deseja de nós!

    Estou sempre no Bonita e vou continuar, é pura benção! :D

    Mil beijos!
    Mari

    ResponderExcluir

Deixe aqui sua opinião ou dúvida! : )