27 de ago. de 2012

Pergunte a Bíblia - Bíblia

Bom dia queridos e queridas!

Nada como começar uma nova semana organizando algo que você queria a muito tempo!
Aliás, acho que esse deveria ter sido o primeiro texto desse blog, maaaas, se não saiu na ordem certa, o importante é sair, né? :)

Defini como um pergunte a Bíblia, sobre a... Bíblia?
É, acho que é importante sabermos um pouco mais sobre esse livro maravilhoso que temos em mãos, e COM CERTEZA essas "ïnstruções" serão importantes para quando estivermos estudando alguns livros mais complexos, como Daniel por exemplo.
Vocês já vão entender tudo! :D

Que tal começar com um estímulo da própria Bíblia?

Feliz aquele que lê as palavras desta profecia e felizes aqueles que ouvem e guardam o que nela está escrito, porque o tempo está próximo.
Apocalipse 1:3


Agora um pouco mais de detalhes:
A Bíblia tem 66 livros, 39 no antigo testamento (a.C.) e 27 no novo testamento (d.C.). Cerca de 40 pessoas o escreveram em aproximadamente 1600 anos.
Se divide em capítulos (os grandes) e os versículos (pequenos números dentro dos capítulos), a Bíblia tem 1189 capítulos e 31102 versículos!

E para melhor entendermos a Palavra de Deus ela está subdividida em 5 partes:

1. História (Gênesis até Ester + Atos): Mais ou menos 90% se entende como se lê, é literal e 10% não se entende como se lê, tem uma linguagem figurativa.
2. Poesia (Salmos, Provérbios, Cantares, Eclesiastes e Jó): Mais ou menos 85% é literal e 15% tem linguagem figurativa.
3. Profecia (Isaías até Malaquias +Apocalipse): Mais ou menos 95% NÃO se entende como se lê e 5% é literal, por isso são livros muito ignorados e até mal interpretados.
4. Evangelho (Mateus até João): Mais ou menos 85% é literal e 15% são parábolas (histórias simbólicas que Jesus usava para nos trazer lições de vida e de moral).
5. Cartas (Romanos até Judas): A maioria delas foram escritas por Paulo, mais ou menos 90% é literal e 10% tem linguagem simbólica.

E essa é nossa introdução-post de hoje!

Agora os posts terão também a marcação da parte da Bíblia em que estamos, afinal, a caminhada é longa e durante essa jornada aparecerão livros um pouco mais difíceis e simbólicos que gastarão um pouquinho mais de atenção para entendermos.

Lâmpada para os meus pés é tua palavra, e luz para os meus caminhos.
Salmos 119:105

E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.
João 8:32


Conclusão do dia:
A mulher virtuosa vê a cada dia mais como a Bíblia é um livro diferente de todos os outros, pois é a palavra do próprio Deus para ela.

LEMBRETES:

- Se você tem algum assunto que te intrigue ou incomode, poste nos comentários que logo sua pergunta será respondida no "Pergunte a Bíblia"!

- Criei uma página para o blog no Facebook, lá ando colocando textos interessantes, versos bíblicos inspiradores e muito mais!
Espero vocês por lá! É só dar um "Like" aí do lado! :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua opinião ou dúvida! : )